O FOCO e a REGRA 10/90

Foco: Como Você Encara os Problemas Cotidianos?

Essa é uma regra diretamente ligada ao poder do foco. Essa regra diz que o que acontece com as pessoas no seu dia a dia é 10% do todo. Por exemplo: passar no vestibular, ganhar um sorteio, o filho tirar uma nota ruim, bater o carro, discutir com a esposa é apenas 10%. Os outros 90% correspondem ao que fazemos em relação aos 10% originais.

foco e concentração

Se prepara para ter mais foco em sua vida

Passar no vestibular corresponde a 10%, porém a maneira que vou encarar a faculdade e a profissão no futuro corresponde a 90%. De que adianta passar no vestibular e nunca se formar? De que adianta passar no vestibular e cursar a faculdade de forma mediana, entrar no mercado de trabalho e nunca ter sucesso profissional? Então a frase-chave é:

“Não é que nos acontece que mais importa e sim o que nós fazemos com que nos acontece”
(Paulo Vieira)

A consciência dessa frase tem duplo benefício. O primeiro ocorre quando temos algum tipo de conquista. Pois é muito comum agirmos como aquele jogador que comemora a vitória antes do fim da partida e, aos 45 minutos do segundo tempo, o adversário faz dois gols e ele perde o jogo. Ou ainda é como aquela pessoa que ganhou na loteria e em cinco anos perdeu tudo, inclusive a saúde e os amigos. Se entendermos que o que acontece corresponde a apenas 10%, poderemos dedicar toda a nossa atenção e todo o foco aos outros 90%. Então não é apenas estar à frente do placar e sim estar focado em vencer o jogo. Não é apenas ganhar na loteria e sim ter o foco em manter o que se ganha e ainda ser feliz.

O segundo benefício da regra 10/90 é quando coisas ruins acontecem. Se olharmos para o revés também correspondendo a apenas 10%, como deveria ser com tudo o que acontece no passado, podemos focar e expandir positivamente os outros 90% e encontrar ganhos e benefícios. Se soubermos direcionar e qualificar nosso foco, poderemos encontrar benefícios ocultos em pequenas ou grandes perdas. Não que o benefício oculto tenho de necessariamente ser mais vantajoso que a perda e sim focar com sabedoria os outros 90% do ocorrido e tirar algum proveito ou aprendizado mesmo com a dor. Uma pessoa teve câncer e quase morreu. Depois de ter superado a doença e se curado, ela se tornou uma pessoa muito melhor do que antes em todos os aspectos. Pois após de ter consciência e aplicando a regra 10/90 ela deu a volta por cima, afinal ela entendeu que “O que me acontece é apenas 10%, mas o que eu faço em relação ao que me acontece é 90%”.

E você, onde está colocando sua energia e sua atenção no que lhe aconteceu ou no que você vai fazer em relação a isso?

Referência: Livro “O Poder da Ação” – Paulo Vieira.