COMO UTILIZAR A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL PARA OBTER SUCESSO

Perceba como uma simples alteração em sua postura, trará mais sucesso e alta performance

Sabemos que nossa mente muda nosso corpo, o que não sabíamos é que nosso corpo muda nossa mente ainda mais rápido. Como também fazer poses ou posturas de poder por alguns minutos pode realmente mudar sua vida de maneira significativa, aumentando o nível de testosterona e diminuindo o cortisol. (Amy Cuddy)

Estamos o tempo todo comunicando, seja por meio de palavras ou através do nosso corpo, gestos, postura, entonação vocal e expressão facial. Pessoas trazem padrões não verbais de tristeza, outras pessoas trazem padrões não verbais de sucesso, outros trazem padrões não verbais de estresse e problemas. Outros ainda trazem padrões não verbais de vitimização e impotência. E você, qual é a sua comunicação não verbal? Será que você está comunicando vitória ou derrota? Pois esse padrão linguístico não verbal é diretamente ligado aos resultados que as pessoas colhem na vida.

Há um experimento científico do pesquisador Robert A. Emmons que mudou drasticamente o que se acreditava sobre comunicação não verbal e performance humana. O experimento consistiu em pegar três grupos de pessoas, os quais receberam o mesmo texto que deveriam ler e avaliar se era um texto com teor otimista ou pessimista. Porém, o primeiro grupo deveria ler o texto com uma caneta na boca como se estivesse fazendo bico. O segundo grupo deveria ler o mesmo texto sem caneta na boca. Já o terceiro grupo deveria ler o texto também com a caneta na boca, porém a caneta deveria estar presa entre os dentes molares, como se simulasse um sorriso. Veja o desenho a seguir:

experimento

Após várias rodadas do experimento, constatou-se que o grupo que segurou a caneta com os lábios simulando bico interpretou o texto com uma pontuação mais pessimista entre os três grupos. O grupo que leu o texto com a caneta segura com os dentes molares, simulando um sorriso, teve o texto avaliado com a pontuação mais otimista. E o grupo que leu o texto sem caneta teve a pontuação intermediária. O experimento revelou que apenas a mudança na expressão facial foi responsável por uma nova maneira de ver o mundo. Se conseguirmos positivar nossa comunicação não verbal sutil por bastante tempo, podemos mudar nossos resultados imediatamente.

Outra maneira de estudarmos e praticarmos nossa comunicação não verbal é por meio da nossa postura, apesar de sermos a mesma pessoa em posturas diferentes, a performance e os resultados variam de acordo com nossa postura. Veja o trecho do vídeo abaixo para maior esclarecimento:

O que todos os experimentos e todas as pesquisas da Neurociência mostram é que podemos definir nossa performance e nossos resultados apenas regulando a postura e a comunicação não verbal. O que acha de adotar uma nova maneira de se comunicar e alcançar alta performance? Como seria se você mudar sua comunicação não verbal e se ver no leme do barco da sua vida, obtendo resultados reais?

De nada valerá ler e não praticar, ver e não agir. Para que a vida aconteça precisamos captar energia já disponível em nós mesmo e ir para ação, agir de forma correta e buscando sempre informações valiosas. Faça o teste e comente seus resultados.

Referência: Livro “Poder da Ação” (Paulo Vieira).