Como Desenvolver a Inteligência Emocional? [PARTE 1]

Você já fez alguma coisa sem pensar e em seguida se perguntou “porque fiz isso”?

Quantas pessoas você conhece que já fizeram muitas coisas erradas e em seguida se arrependeram amargamente? Você já se sentiu mal e humilhado por alguém que você ama te dizer palavras duras, palavras de morte?

Ou melhor…

Você já disse palavras pesadas para alguém que não deveria ouvir? Talvez já aconteceu com você uma grande oportunidade de ajudar alguém e no momento de ajudar você decidiu se calar e ficou paralisado? Você já sentiu culpa por fazer algo errado, mas depois fez de novo o mesmo erro?

O que é INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Vamos entender… INTELIGÊNCIA é a faculdade de conhecer, compreender… EMOCIONAL é o ato de deslocar, movimentar, agitação de sentimentos… Em linhas gerais INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é CONHECER SEUS SENTIMENTOS, mas não só isso, de uma maneira mais ampla e abrangente é CONHECER SEUS SENTIMENTOS, GERENCIÁ-LOS E TAMBÉM CONHECER OS SENTIMENTOS DOS DEMAIS. 

Em um mundo agitado e com tantos afazeres temos cada vez menos nos importado com os outros e focado nos nossos problemas e desafios. Quantas vezes somos surpreendidos por notícias estarrecedoras envolvendo membros da mesma família. Afinal, o que leva uma pessoa que dizia momentos antes que amava cometer um crime contra esta mesma pessoa? Quantos pais dizem que amam seus filhos, mas agridem verbalmente de forma tão violenta? Você já viu o nível de competição dentro das empresas? Várias amizades são desfeitas pela debilidade na comunicação (fofocas). Será possível gerenciar o estresse? Será possível viver mais tranquilo? Existe uma forma de uma vida equilibrada e saudável?

As pressões fazem parte da nossa existência. É impossível viver sem algum tipo de problema. Estes sempre existirão. O que pode ser mudado é a maneira como resolvemos os problemas. Ficar nervoso, gritar, falar mal, esbravejar, emburrar, fazer cara feia, entristecer é fácil, é natural. Difícil é resolver o problema. Difícil é focar na solução. Qual é o seu tipo de reação mais comum quando é desafiado? Qual a reação que você deveria ter?

Quando você aprende a gerenciar suas emoções sua vida fica mais leve, sua saúde melhora, seus relacionamentos são curados e sua vida financeira destrava. Imagine uma vida feliz, leve e realizadora?

Continue comigo e aprenda as principais ferramentas para destravar sua vida pessoal e profissional.

Parte 2 EM CONSTRUÇÃO